Tuesday, August 15, 2006

A nossa culpa

O ser humano é responsável por sua miséria. Claro, e quem mais poderia ser? A responsabilidade é toda nossa, não foi Deus que inventou o dinheiro, nem o Governo, nem as religiões, nem a guerra...Foi o homem; é ele o responsável absoluto.
Enquanto não assumirmos nossa própria culpa por tudo de ruim que acontece,nada poderá ser feito a nosso favor, para nosso bem. Tendemos a culpar tudo e todos, o Governo, o Estado, o Papa, o Exército, o chefe, o patrão, o dinheiro, mas quem os usa? Quem os escolhe? Quem os perpetua? Somos nós...O mundo é feito por nós. Quando jogamos a culpa "no outro",não há outro, a não ser àquela imagem refletida no espelho, que é a nossa própria imagem.
A mão da dona-de-casa está manchada com o sangue do assassino, mas não foi ela quem assassinou. A dona-de-casa mora na China e o assassino nos EUA, mas a culpa também é dela. De alguma forma... Infelizmente é duro de aceitar e parece loucura tudo isso, mas é apura verdade. Temos que assumir nossa culpa em tudo. Nossa alienação em relação a comunidade que nos rodeia é nociva para os outros e para nós. E temos culpa por sermos alienados. Temos culpa quando paramos no sinal de trânsito e vemos crianças pedindo dinheiro ou vendendo balas, principalmente quando votamos em pessoas que não têm compromisso nenhum com este tipo de situação. Temos culpa quando não refletimos, "passando batidos" pelo problema e quando vamos ás urnas, votamos no "menos pior" ou em qualquer um, só para poder cumprir uma obrigação. E não enxergamos que estamos perpetuando a situação destas crianças.
Em tudo temos nossa parcela de culpa, das piores coisas às mais simples.... E tentamos sempre nos isentar dela, jogando esta responsabilidade para uma infinidade de coisas, que nós mesmos criamos.
Não adianta criticarmos o governo Bush, mas eu critico assim mesmo. O problema é acharmos que não existirão outros como ele. E que os americanos são terríveis, são o mal da sociedade, sendo qeu o mal da sociedade é o proprio ser humano. Existirão outros impérios, outros ditadores, outras pessoas que irão pensar em usurpar o que é dos outros, que irão pensar em dominar as pessoas, outros povos. Sempre lutaremos contra eles, senão enxergamos que isto faz parte da gente, que a ganância e o egoísmo sempre estarão com o homem que não reflete e não tenta mudar suas atitudes.
Temos que mudar a nós mesmos, a cada um de nós, nosso microespaço, para que nós mesmos não padeçamos. Não adianta ver um só ponto, se o que interessa é o todo. Jamais tomaremos atitudes justas se não somos capazes de enxergar as coisas profundamente e amplamente. E se não somos capazes de assumir uma parcela de nossa culpa, por mais ínfima que pareça.
Garanto que se todos nós fizéssemos isto todos os dias, seríamos muito mais felizes e nossa vida seria muito melhor.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home