Monday, August 14, 2006

Objetivo grandioso

Tem gente que defende a Ditadura, o Comunismo, a perpetuação do Estado, a Democracia, o Sistema Representativo e até o Capitalismo, como se tudo isto fosse a melhor solução para o homem. Bem...Talvez seja para alguns homens que já extinguiram a idéia de liberdade das suas vidas, ou pior, nem cogitaram a possibilidade disso.
Não penso assim, sou anarquista. Penso que a melhor solução para o homem é ser livre, sem um Estado, um patrão, um governante, um chefe, ou seja lá o que for dizendo à ele o que deve fazer. Sou a favor de um sistema onde os homens tenham responsabilidade sobre suas próprias vidas e não deleguem isto a outrem, seja quem for, mesmo que seja Deus.
Não, não posso nem pensar na possibilidade de não poder tomar conta de minha própria vida, me associando livremente aos meus semelhantes, pelo menos, com o máximo de liberdade possível, sem fronteiras, regras, leis, convenções sociais ou instituições se interpondo entre nós, dizendo-nos o que fazer e como fazer. Barreiras que criaram para que nos tornemos cada vez mais aprisionados dentro de nós mesmos e cada vez mais solitários, mais medíocres, mais impertinentes, mais violentos, mais preconceituosos, tudo o que é absolutamente contrário à idéia de liberdade.
Eu poderia filosofar aqui por horas, dizer que o medo é a causa de tudo, é causa e a consequência de existirem Ditadores, por exemplo, assassinos, corruptos, torturadores, manipuladores e etc etc. Poderia dizer também, que enquanto não enfrentarmos nosso medo diante da vida e de nós próprios jamais chegaremos a ser felizes e livres verdadeiramente.
Existem tantos motivos para o homem ser do jeito que é, ou melhor, estar do jeito que está, ( não acredito que o homem seja tão horrendo quanto parece) e nenhum deles são louváveis, obviamente. Porém, a que se mudar isto, mesmo que leve séculos...
Quando digo isso, me retornam dizendo: Nem Cristo conseguiu! Sim, Cristo tinha uma ótima, maravilhosa proposta...Mas isto foi há séculos atrás. Não acredito que o ser humano não tenha aprendido nem um pouco...Será mesmo que somos tão ignorantes?Será que ainda levaremos quanto tempo para deixar de sermos e evoluirmos para nossa felicidade?
Eu sou capaz de esperar. Eu espero, pq sei que é difícil (também! Com tanto medo!). E enquanto espero, deixo minhas mensagens, como esta. Faço a minha parte. Alguém refletirá e estaremos dando mais um passo. É mesmo trabalho de formiguinha, nada se pode conseguir com rapidez, e dependendo do objetivo, demora muito. E acredito que o objetivo é grandioso.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home