Friday, August 04, 2006

Liberte-se!!!

Hoje, depois de colocar um cd para tocar e ficar dançando pela sala (um ritual que faço toda sexta-feira) eu pensei: caramba, eu sou livre! Mas aí, pensei novamente comigo mesma, como se estivesse conversando com outra pessoa (coisas de pessoas sozinhas e provalmente, loucas): Como posso dizer isso? Outro dia, afirmei com veemência que nenhum ser humano era livre e agora, me proclamo "livre"??? Eu sou muito contraditória...
Mas não...Pensando novamente, eu não sou contraditória, pq me libertei de mim mesma. Não da sociedade, não dos costumes, nem do capitalismo, nem do governo, mas de mim. Eu me libertei de mim!!! E se libertar de si, é muito mais precioso,muito mais significativo, do que se libertar do sistema (que é algo quase impossível, pelo menos, por agora...)
Por isso, me proclamo livre. Me dei carta de alforria! E demorei, meu Deus, como demorei... Vivi anos e anos dentro das minhas próprias grades, vivendo meu próprio inferno, minha própria senzala, meu "tronquinho" de cada dia...
Hoje, eu danço na sala, eu olho o pôr-do-sol à tarde, leio meus livros, amo a minha vida em cada detalhezinho dela pq ela foi feita por mim e o mérito meu. E eu sorrio. Na verdade, dou gargalhadas...
Agora sinto uma paz, que nunca senti antes. E eu não estou morta (aliás, mais viva do que nunca!). Se me perguntarem se sinto felicidade, diria que "talvez", pq a felicidade que sempre acreditei que existia é aquela que nos deixa eufóricos e não me sinto assim, mas tb não me sinto triste. Acho que a palavra certa para meu estado de ânimo é "equilíbrio". Na verdade, estou "equilibrada".
Coisas que antes me abalavam muito, não me abalam mais. O que antes, destruíam o meu mundo, hoje não o destrói de forma alguma, aliás, nem o arranha. Não, não sou uma fortaleza, sou apenas uma alegre bailarina que dança com a vida...rsrsrs E descobri coisas nela, descobri que tem muito mais a oferecer do que antes eu supunha. São lições, aprendizados... E me contento em aprender, fico satisfeita em ser uma aluna da vida, em ser uma humilde e obediente aluna. Me sento no banco e estudo. Olho todo este quadro-negro e vejo o que está escrito para mim. E confio, como sempre confiei em todos os meus professores na escola, mesmo aqueles que me decepcionaram, mesmo quando fui expulsa e não acreditei que meu maravilhoso professor de literatura que não só me ensinou a literatura que até hoje não esqueci , como também, coisas sobre a vida, me disse que tinho sido ele que tinha pedido minha expulsão. Ele tb me ensinou...
Acho que ser livre é isso: se libertar de vc mesmo! Por isso, para quem quiser, continuar sorrindo (de verdade, isto é, não só com a boca, mas com o coração), pode seguir estes passos, que eu segui arduamente, por um bom tempo:

1 - Primeiro de tudo, se goste. Olhe para vc no espelho e diga: eu me amo! Não, isto não é narcismo! A atitude de se gostar,de se amar, faz com que tudo seja mais fácil para vc. Auto-estima é fundamental para a realização de qualquer coisa. Se amar deveria ser um dos mandamentos, pq até para amar seus outros semelhantes, vc precisa se amar primeiro, pois ninguém pode dar o que não tem nem para si. E se amar, não significa somente olhar para o espelho, significa tb gostar de tudo à sua volta, de tudo que conquistou, que pensou, que planejou e que aprendeu

2- Faça as coisas sozinho. Jamais deixem que façam tudo por vc, se prove, se desafie, vá à luta, brigue, dispute, combata, e tome iniciativas, se tiver uma idéia. Isto gera auto-confiança e isto é fundamental.

3 - Tenha projetos. Todo ser humano precisa de algo para construir, todos nós precisamos olhar um dia para uma estrutura e dizer: foi eu que fiz! Vc precisa ter feito algo, vc precisa ter sido arquiteto, engenheiro e principalmente, o pedreiro de suas próprias realizações. Vc precisa construir, fazer, colocar a mão na massa. Pq voce precisa se sentir realizado.

4 - Vc deve ter poucas ambições. Ambições demais geram angústia e não podem ser realizadas. Se contente em ter poucas, mas em realizá-las com qualidade. Se tiver ao menos, uma já está bom. É só colocar toda sua força nela e então, vc poderá dizer: eu fiz!

5- Jamais venda sua alma. Mantenha-a pura, intocada, o máximo que vc conseguir. Não deixe que a toquem com maõs impuras. Podem tocar seu corpo, mas nunca, o fundo de sua alma. Esse é um passo difícil, pq dizem que todos nós temos um preço, mas eu nunca quis ter um. Talvez, eu tenha, mas ainda não descobri qual é, pq por tudo o que quis na vida, das poucas ambições que tenho, nunca me vendi por nenhuma delas.
Fiz muitas coisas para não me vender, como, por exemplo, me colocar como uma péssima mercadoria para ser comprada, algo que dá muito trabalho, para se ter em qualquer lugar. Outra coisa, foi colocar um valor muito baixo, pq todos nós sabemos que ninguém compra mercadoria barata achando que é porcaria. E foi assim que continuei no balcão até agora, só não sei até quando, pq um dia alguém vai enxergar o meu valor, e vai querer me comprar e aí...

6 - Deixe seu coração livre. Na sua cabeça vc pode mandar, mas jamais tente dominar seu coração. A minha mente é poderosa, mas meu coração brinca comigo o tempo todo. Minha cabeça diz: não bata! Mas ele parece nem saber da existência dela. Goste de quem vc tem que gostar, ame quem tem que amar, ande conforme o ritmo do seu coração, dê os passos de acorde com as suas batidas. Se ele acelerar, os acelere também.

7 - Seja livre de preconceitos. E para isto, seja curiosa se os tem. Prove! Veja se é aquilo mesmo que vc pensava, jamais acredite no que os outros dizem, a não ser aquilo que já está muito provado, se bem que mesmo assim, ainda é válido dar uma espiadinha...

8 - Sempre acredite no amanhã. O sol sempre volta amanhã.Há sempre um novo dia, uma nova hora, um novo acontecimento. Pense sempre com vc: isto vai passar!

9 - Aceite o término das coisas. Tudo acaba, tanto as coisas boas quanto as más. Aceite isto e vc ficará mais tranquilo. Não queira a eternidade de tudo. Aproveite os momentos e seja feliz com isso, porém, viva intensamente cada momento.

10 - Goste da rotina da sua vida, mas não faça dela uma prisão para se defender de tudo o que está lá fora. Tenho uma casa para voltar depois de suas viagens, para cuidar de suas feridas depois da guerra. Tenha um refúgio seguro, mas faça suas excursões na noite escura. E não queira voltar depressa.


11 - Coloque-se uma vez na vida à revelia, como uma canoa descendo o rio...Boie, deixe-se levar...


Bem...Depois disso, prepare-se para ser um ET, pq ninguém mais no mundo vai te entender....Só vc...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home