Saturday, June 07, 2008

Machismo: um pré-conceito

Levando um papinho "básico" com minha irmã e amigas e juntando com um outro que tive com os amigos do meu marido, resolvi escrever este artigo.
Bem...Tudo começou com as queixas. As delas e as deles. Eles falando mal das mulheres em geral e elas, dos homens. Ninguém presta na visão de ambos. Claro, isso é ÓBVIO, pq o ser humano não presta mesmo, isso todos nós já sabemos, e como homens e mulheres fazem parte deste restrito círculo chamado HUMANIDADE, já podemos concluir que não estão tão errados assim, né?
Porém, o que falta mesmo entre estes dois seres é entendimento; compreensão; diálogo (sincero e profundo). A verdade é que nós estamos sempre buscando ídolos, algo para admirar e dizer: "não foi feito para mim"; não “presta”;" fiz de tudo para conquistar, mas não me deu valor". Oh, mundo cruel!!! Isto é o que ouvimos frequentemente. Mas o que há na verdade?
A verdade somos nós. Dentro de nós é que está o problema, pois nos vemos no outro, como um espelho, mas um espelho que mente, como aqueles de circo, onde vc se vê mais gordo, mais baixo, mais alto. É tudo uma projeção mentirosa e não, a verdade, o real...
Queixas, queixas e mais queixas...O homem dizendo que a mulher só quer dinheiro e a mulher revoltada com tudo em relação aos homens que não dá chance para diálogo. Ele diz: "ela só quer grana". Ela diz: "ele é acomodado, quer me explorar, etc". O gordinho quer namorar a magrinha e a quer perfeita, pq ele se vê na projeção mentirosa dele mesmo, ou do que ele poderia ser se fosse como ela, ou seja, magro, mas que se realmente fosse magro, talvez nem se importasse com isso... Ela, querendo o cara com grana, pq ele é acomodado, mora num barraco e quer pagar a aliança de noivado em 50 vezes sem juros, e ela não quer ajudá-lo pq a obrigação é dele.
Eu até entendo as mulheres, do porquê delas se acharem trouxas o tempo todo, que se ajudarem, se ficarem ao lado do cara, nas piores circunstâncias eles ao final, vão lhe dar um pé na bunda quando estiverem bem. Mas esta paranóia não nos faz feliz, porque nos iludimos muito achando uma boa conta bancária do homem ou um bom emprego vai nos garantir que ele nos ame e não nos traia nunca. Muitas vezes até chegamos a dizer que “ao menos ele paga as contas” .. Então vale a pena ser chifrada, humilhada e rejeitada só por dinheiro? Será que tb não estamos nos prostituindo, sendo como aquelas, mais sinceras, que ficam no calçadão de Copacabana e que tanto insistimos em julgar???
E pelos homens, quando dizem que elas só querem o dinheiro, mas nem saem de casa para uma balada se não tiver ao menos 50 reais para pagar uma bebida ou um motel??? Pq eles acham que tem que pagar tudo??? Ah, sim, esqueci, a culpa é das mulheres. Elas é que não aceitam um cara sem dinheiro.
Falta diálogo. Sensível e profundo. Falta confiança, falta olho-no-olho e realidade. Todos nós trabalhamos, a vida está difícil para todo mundo. Ninguém quer ficar com alguém que se encosta, ou pelo menos, não deveria. Não é aceitável nem para a mulher nem para o homem. Mas onde está escrito que um não pode ajudar o outro nas suas realizações? Onde está escrito que uma mulher não pode pagar o motel para um homem, ou trabalhar enquanto ele está fazendo faculdade?
Os homens reclamam das mulheres, que elas querem dinheiro, quando na verdade, o que elas querem é compromisso. Mas uma tamanha desconfiança as impede de acreditar no seu homem. Porém, eles reclamam mas muitas vezes tb desdenham das mulheres que ajudam os homens(não eles, os outros), demonstrando o quanto são contraditórios. E as mulheres então?Querem igualdade, mas não na hora de pagar as contas, demonstrando o quanto são contraditórias tb.
Na verdade, ninguém quer igualdade: nem o homem nem a mulher. Querem é permanecer nesse jogo de ilusões pq eles próprios não podem se olhar no espelho que os demonstram como realmente são. Ninguém quer se ver, se olhar, se perceber...Quem sou eu: "eu sou só um homem, trabalhador e quero uma mulher trabalhadora como eu"; "eu sou só uma mulher e ainda acho romântico uma flor catada no meio da calçada pq eu não preciso de um buquê de rosas da florista mais cara para me sentir valorizada."
E o machismo sempre será isto: pré-conceito, pré-conceito, pré-conceito. Aliás, resumindo, tudo de ruim na nossa vida, é na verdade, fruto de milhões de pré-conceitos que insistimos em manter nela. E porquê?
Pq somos seres humanos, oras...Rsrsrsrsr